Blog

Jardim Vertical: como usar plantas na decoração da varanda

Simples de fazer, o jardim vertical no apartamento dá mais vida, cor e bem-estar para a sua varanda, que deixou de ser um lugar inexpressivo na casa para se transformar em um ambiente agradável de se estar.

Vamos dar algumas dicas de como montar o seu jardim vertical na varanda e os cuidados necessários para que ele permaneça sempre vibrante e natural. Acompanhe!

Defina o local apropriado
A primeira e mais importante tarefa é definir o local onde o jardim vertical será preparado. Isso é relevante para que ele seja preservado, de preferência, com uma manutenção acessível, privilegiando o ponto mais iluminado e fácil de manusear as plantas.

Escolha as plantas
Chegou a hora de escolher as plantas que mais se adaptam ao seu ambiente e as variedades que se relacionam bem no mesmo espaço. Como se trata de um jardim vertical, as plantas mais indicadas são aquelas que originalmente se instalam em superfícies verticais na natureza (em paredões de pedra e troncos, por exemplo).

Determine a estrutura e as ferramentas necessárias
O ideal é optar por materiais reciclados, como pallets, vasos de garrafas pet, caixas de feira fixas na parede, formando uma estante, entre diversas alternativas. É válido também apostar em quadros ou prateleiras, que servem como suporte para as plantas.

Atente para a iluminação
Depois de concluir a instalação do seu jardim vertical, observe os detalhes a fim de garantir os resultados esperados. Plantas naturais pedem luz, e isso geralmente é encontrado nas varandas.

Capriche na irrigação
Em jardins verticais, os padrões para irrigação são diferentes. Por isso, para manter o seu pedacinho de natureza sempre belo e saudável, é essencial manter o substrato sempre fresco e úmido durante a maior parte do tempo, além de sempre usar o borrifador para regar.

Mantenha as podas regularmente
Esse cuidado é fundamental para manter um jardim sempre bonito. Quando as plantas são mantidas no tamanho ideal, sua tendência é crescer mais e permanecer saudável por mais tempo.

Cuide do substrato
Esse é um dos principais alimentos para jardins verticais. Por isso, talvez seja preciso investir em um tipo especial de substrato. Além disso, como são substitutos da terra tradicional, sua qualidade deve ser boa para estimular o crescimento da planta de forma natural.