Blog

A Importância Do Planejamento De Obras

Se você deseja descomplicar a gestão de obras, então o seu primeiro passo deve ser dedicar mais tempo a etapa de planejamento da obra.

É mais que comum escutarmos de conhecidos que a obra estourou o orçamento e demorou o dobro do prazo combinado. Mas, certamente, esses casos poderiam ter sido evitados se o profissional responsável pela gestão da obra tivesse feito um bom planejamento de obras.  

Dedicar tempo a etapa de planejamento é o que previne erros na etapa de execução! Claro que nem sempre será possível antecipar todos os imprevistos no canteiro de obras, mas certamente com um bom planejamento será possível diminuir os impactos desses imprevistos.

Além de te guiar para entregar o projeto dentro dos limites estipulados, o planejamento também serve para ilustrar para o cliente a complexidade e o valor do seu trabalho.

Existe uma frase famosa no mundo da construção civil que diz que o tempo de execução de um obra será inversamente proporcional ao tempo dedicado ao seu planejamento.

A verdade é que muitos clientes nem imaginam os problemas que alterações no planejamento da obra após o seu início podem causar como, por exemplo, retrabalhos, desperdícios e atrasos.